Maestro Samuel Santos

Maestro Samuel Santos, nasceu em Moçambique em 1972. Cedo manifestou interesse e gosto pela música. Deixa Moçambique e vem para Portugal para concluir a sua infância e parte da sua adolescência em França e na Suíça onde inicia os seus estudos musicais aprendendo órgão litúrgico, flauta transversal, integrando simultaneamente coros juvenis. Regressa novamente a Portugal, passando pelos conservatórios de Portalegre, Ponta Delgada e concluiu canto no Conservatório da Fundação Calouste Gulbenkian em Braga.

É um músico diversificado, conta com oito projetos editados em CD, dirigiu durante onze anos o Coral Polifónico de Viana do Castelo, dirigiu o Orfeão de Valadares entre 2010 e 2016, atualmente, dirige o Orfeão de Espinho e o Orfeão de Vila do Conde, tem ainda uma Orquestra Clássica MSS CONSORT. Entre 2009 e 2011 dirigiu um coral de professores do Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia, na mesma cidade, funda e dirige os Corais Vox Cantabile e o coral infantojuvenil Mini Vox Cantabile.

Como investigador debruça-se no estudo de ideologias políticas nas sociedades corais orfeónicas no Porto da primeira metade do séc. XX, tema que defendeu para obtenção do Diploma de Estudos Avançados na Universidade de Santiago de Compostela em 2010 onde também fez os seus estudos de Doutoramento.

Lecionou durante dezoito anos Educação Musical e colaborou na docência da cadeira de etnomusicologia no Instituto Piaget em V. N. Gaia, onde assumiu a cooperação e orientação de prática pedagógica a alunos licenciandos e mestrandos em Educação Musical. Tem participado em conferências e colóquios empresariais e académicos.

Ativo e dinâmico ama a vida e vive a música.